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Requisitos de projetos: como usar personas para defini-los

Definir quais são os requisitos de projetos é uma das etapas cruciais do desenvolvimento de um projeto, seja ele um produto ou um serviço. Precisamos saber quais os requisitos a solução deve atender. Identificar as necessidades dos usuários, os recursos disponíveis no mercado e as soluções oferecidas pelos concorrentes e similares. Mas nem sempre isso é tão simples…

Pode-se pensar que fazer um levantamento rápido para conhecer cada um desses aspectos é suficiente. Na verdade, é preciso processar e relacionar essas informações para definir as características mais relevantes que vão agregar valor à solução. Uma das formas de definir os requisitos de projetos é utilizando as personas.

Definição de requisitos de projetos utilizando personas: passo a passo

Preparei um passo a passo para definir requisitos de projetos utilizando personas:

1 – Levantamento de dados

Deve-se fazer um levantamento de dados sobre: o produto ou serviço, o público e o mercado. Neste momento, deve-se buscar conhecer as características e funções do produto ou serviço; os potenciais consumidores; as expectativas e interesses do patrocinador do projeto; e as oportunidades e riscos de mercado.

2 – Análise de dados

Depois de obter os dados supracitados, é hora de organizar. Utilize mapas mentais, painéis semânticos etc. para tornar mais clara a visualização dessas informações, reúna todo esse material estabelecendo uma hierarquia entre os conceitos e  subconceitos. As informações sobre o público – interesses pessoais e profissionais, hábitos de consumo – devem ser usadas para criar personas, ou seja: perfis padrão de potenciais usuários e/ou clientes.

3 – Determinar força do perfil

Nessa etapa, você irá determinar o peso das personas, de acordo com o grau de afinidade com o produto ou serviço. Para isso, você deve levar em conta o quanto ela se interessa e quais as chances de ela comprar e de usar o produto – quando mais fortes essas características na persona, mais peso ela terá.

4 – Definição do peso dos conceitos

Aqui você irá calcular o peso dos conceitos levantados. Para isso, relacione em uma matriz o peso das personas com a afinidade ou importância que elas dariam para cada conceito. Dessa forma, os conceitos ganham maior peso de acordo com a relevância da persona – e as chances de acerto são maiores.

5 – Avaliação em diferentes níveis projetuais

Agora, aplique o peso dos conceitos às matrizes de avaliação de todos os outros níveis projetuais – esboços, refinamento, protótipo e produto final. Isso ajuda manter o foco e a priorizar os conceitos mais importantes, até chegar à solução.

Gostou deste conteúdo? Confira também o artigo “Um passo a passo para transformar pesquisa informacional e personas em requisitos de projeto“.

Se você quer saber mais detalhadamente como usar personas para definir requisitos de projeto, baixe gratuitamente o infográfico!

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