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Entenda o que e Branding

Entenda o que é branding: conceitos e hierarquia

Como você escolhe um produto, serviço ou empresa? Você pode levar em conta valores estéticos, de uso, a qualidade, a experiência, o preço do produto… Enfim, existem diferentes variáveis que influenciam na decisão de compra, mas uma delas fala direto ao seu coração: branding. Já parou para pensar por que você ama comprar um produto em determinada loja? Pois é, todo mundo já se apaixonou por uma marca um dia. E isso provavelmente aconteceu por causa da força da marca.

Por que nos apaixonamos por marcas?

Uma marca é, segundo Gilberto Strunck, como uma pessoa que teve sua personalidade cuidadosamente criada e desenvolvida. Por meio de ações de comunicação de design, de publicidade e do comportamento social é possível que um produto ganhe uma personalidade própria, uma história e um significado.

E nós gostamos de histórias e criamos relacionamentos mais próximos com pessoas, objetos, serviços e empresas, não é? As marcas são poderosas justamente por isso. A pesquisadora Brigitte Borja de Mozota explica que elas auxiliam nas associações emocionais que são criadas na mente do consumidor. Somos tão influenciados por isso que raramente percebemos um produto por ele mesmo – sempre o associamos à marca, enxergando-os como uma única entidade.

Então, você já deve ter concluído, construir uma boa marca é essencial para alcançar o sucesso. Porém, muitas vezes, a imagem idealizada pela empresa não corresponde à imagem percebida pelo consumidor. Para evitar que isso ocorra, é preciso ter uma estratégia de branding bem definida.

O que é branding?

O branding, também conhecido como brand management ou gestão de marca, é o processo de planejamento, criação e implementação de uma marca. O objetivo principal desse processo é tornar a marca coerente com a “personalidade” do produto ou da empresa, alinhar as formas que ela se expressa e, desse modo, fazer com que o consumidor a perceba corretamente. Assim, a marca se torna mais forte, e tudo o que está relacionado a ela pode ganhar valor afetivo e financeiro. Isso está relacionado ao conceito de posicionamento de marca – a relevância dela na mente do potencial consumidor.

O processo de branding utiliza diversas estratégias para formar e consolidar uma marca, contribuindo para melhorar o seu posicionamento. Aqui, vou tratar especificamente da hierarquização de marca e apresentar o modelo de brand target que desenvolvi através das minhas experiências profissionais e acadêmicas.

Hierarquia de marca e brand target

São diversos os elementos que estruturam e identificam uma organização: assinatura visual, identidade visual, identidade corporativa etc. Entender onde estão e como se comportam esses elementos dentro de um sistema de marca é essencial para traçar estratégias e facilitar o processo de branding.

Uma forma de fazer isso é por meio da hierarquização desses elementos em um brand target como o seguinte:

branding

 

O brand target organiza conceitos da gestão de marcas utilizando uma analogia a um alvo, no qual o conjunto de elementos menor pertence ao conjunto de elementos subsequente maior. Ao posicionar cada elemento dentro ou nas áreas limítrofes dos conjuntos, o gestor consegue visualizá-los e coordená-los mais facilmente, e dessa forma melhora o gerenciamento da marca.

E então, você quer saber mais sobre esses elementos, o brand target e o processo de branding? Baixe agora meu artigo “Gestão de Marca: influências da hierarquia e arquitetura no posicionamento empresarial”!

Confira também o artigo “Influences of brand hierarchy and architecture in the perception of consumers“.

 

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