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Gestão de projetos: saiba quando buscar consultoria

Fazer gestão de projetos, isto é, ser responsável por um projeto é estar sempre inteirado do desenvolvimento de todas as suas etapas: corrigir erros, otimizar sua execução e garantir que, no final, tudo seja concluído com sucesso.

O gerente de projetos costuma ser o profissional que acumula todas essas informações, enquanto os demais se dedicam, na maioria das vezes, a uma parcela do todo. Isso pode ocasionar alguns problemas, uma vez que, em determinado momento da execução, o gerente pode perder o controle de tantas informações e, consequentemente, do andamento do projeto – sem conseguir apontar onde estão os erros.

Por isso, o trabalho de um consultor em gestão de projetos é reorganizar todas essas informações. Ele deve mapeá-las, identificar erros e acertos e, por fim, elaborar um modelo de gestão que permita ao gerente de projetos e aos demais integrantes visualizarem o andamento com clareza. Com isso, todos, em conjunto, podem tornar o processo mais eficiente e produtivo.

Gestão de projetos: você precisa de ajuda

Confira abaixo os três principais motivos que indicam que você ou sua empresa está precisando do serviço de consultoria em gestão de projetos:

1) Excesso de informação acumulada em um único responsável: o gerente de projetos

Um erro muito comum é o gerente concentrar todo o processo em si e não distribuir as informações adequadamente para o resto da equipe. Por não utilizar um modelo de gestão que permita visualizar com clareza o que está acontecendo em cada etapa, ele acaba perdendo o controle do processo. Isso também ocasiona falhas de comunicação interna, que fazem com que a equipe trabalhe de forma desencontrada, cometa erros e, muitas vezes, execute uma tarefa que já estava finalizada.

2) Problemas em identificar gargalos e oportunidades para tornar a execução mais produtiva

Quanto mais complexo ou quanto mais etapas tiver um determinado projeto, mais difícil também é visualizar e acompanhar o conjunto como um todo. Apesar de ter o controle de todas as informações, você ou sua empresa podem não saber apontar formas de otimizar a execução do projeto. Um consultor em gestão de projetos pode ajudar a visualizar seu processo como um todo e identificar padrões e oportunidades de melhorias para torná-lo mais econômico, objetivo e ágil.

3) A opinião de um profissional de fora auxilia o diálogo internamente

Apesar de o gerente de projetos ter conhecimento de todo o processo e conseguir identificar os problemas e apontar soluções, nem sempre a alta administração acata as ideias de um interno. Como diz o famoso ditado, “santo de casa não faz milagre”. Nestes casos, os argumentos e a colaboração de um profissional externo podem auxiliar nas decisões e no diálogo interno da empresa.

É fundamental ter um modelo de gestão com informação qualificada, padronizada e de boa usabilidade, que mostre como todos os integrantes são partes fundamentais do projeto e como seu trabalho se relaciona com ele. Essa é a aposta do meu trabalho, feito com base nos estudos da tese que desenvolvi em Gestão Visual de Projetos.

O sucesso da execução de um projeto está diretamente ligado ao seu modelo de gestão, que deve ser de fácil visualização, monitoramento e interação tanto para o gerente de projetos quanto para os demais envolvidos. Então, se sua empresa precisa de um profissional para otimizar a gestão de projetos, entre em contato!

 

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