Blog

conheca-o-lemming

Lemming: uma nova proposta para a Gestão Visual de Projetos

Se você ainda não conhece o termo Lemming, lhe convido a ler este texto. Além de esclarecer o que significa, nele eu também explico como essa proposta estabelece uma nova forma de pensar e articular a gestão de projetos.

 

Antes de tudo, você sabe o que é Gestão Visual de Projetos?

Gestão Visual de Projetos é um conjunto de ações, ferramentas e modelos que visa promover maior visualização ao processo de desenvolvimento de projeto. (TEIXEIRA, 2015 p.59). Ok, mas e o que o termo lemming tem a ver com isso?

150730---VARIACOES-DA-MARCA

 

Lemming: uma definição

O termo faz referência ao ato de guiar, conduzir, dar direção. Ato que pode ser bem representado pelo substantivo “leme” em português. No entanto, ao se apoiar na gramática da língua inglesa, a palavra Lemming, assim como a Gestão Visual de Projetos, torna-se algo que faz sentido como substantivo e também como algo em progresso. Portanto, Lemming não é necessariamente um grupo de ferramentas, método ou modelo projetual. Por enquanto, podemos chamá-lo de: uma proposta que visa disseminar princípios, processos e ferramentas que preconizem a visualização de informações e o pensamento visual no Processo de Desenvolvimento de Projetos (PDP).

 

 

 

 

juliomontex-cta-600x130-painel-godp

 

 

 

 

 

 

Como e onde o Lemming pode ajudar

Após os levantamentos que realizei na minha tese de doutorado, percebi que não haviam modelos de gestão de projetos que propusessem a visualização como eixo condutor de todo o processo.  Por isso, após a proposição de um modelo visual piloto e da avaliação dos resultados na tese, comecei a criar modelos visuais de gestão de projetos para diferentes situações. E recentemente resolvi lançar pela editora Alta Books o livro, Gestão Visual de Projetos: Uma nova proposta chamada lemming. Além das origens e das bases teóricas que sustentam a Gestão Visual de Projetos, a obra também orienta como você e sua equipe podem desenvolver seus próprios modelos, ferramentas e práticas de forma visual.  


Dessa forma,
Lemming pretende ajudar gestores e equipes a otimizar o processo de desenvolvimento de projetos: buscando diminuir a burocracia e o desperdício de tempo, dinheiro e energia. Busca favorecer a geração de insights que levem a resultados mais inovadores – de forma simples, ágil e visual.

 

Inspirações para o Lemming

Neste livro buscou-se integrar as boas práticas dos diferentes modelos de gestão, tendo como foco promover a melhor visualização dos projetos. Neste sentido, cada gestor e/ou empresa deve analisar suas necessidades e escolher (ou desenvolver) as ferramentas visuais necessárias. A partir dessas adequações, é possível promover mais inovação aos negócios.

 

A seguir, as principais ferramentas que inspiraram e balizaram o desenvolvimento do Lemming.
Business Model Generation – BMG (Canvas): o BMG propõe o Canvas como ferramenta para modelagem de negócios. O sucesso do Canvas reforçou a ideia de que visualizar os principais elementos em um único plano facilita perceber a relação entre as partes e a pensar de maneira global.

 

business-model-canvas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Project Model Canvas: permite uma compreensão visual dos conceitos do projeto, o engajamento da equipe e a tomada de decisões. Essa proposta também prevê que um painel auxilia de forma planificada e visual o planejamento do projeto.

 

project-model-canvas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A3 Storyboard
:
os painéis A3 surgiram junto com as propostas de ferramentas do Lean para o chão de fábrica/manufatura. No entanto, eles evoluíram até se tornarem um modelo padrão para a resolução de problemas. A proposta é que os painéis sejam fixados no ambiente de produção para que todos tenham acesso.

 

a3-storyboard

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fichas do Lean (User Guide – Lean Learning Center): servem para auxiliar o entendimento das atividades que serão realizadas. Expõem como elas podem ser desenvolvidas, com explicações e detalhes de cada uma das etapas.

 

fichas-lean

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cartões-recado: São notas rápidas, que normalmente são sobrepostas aos painéis visuais. Eles servem para “lembrar” qual atividade deve ser desenvolvida, os responsáveis por elas e os prazos atrelados.

 

cartoes-recado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gerir um projeto é um grande desafio – tanto para o gestor quanto para os demais envolvidos. Portanto, aperfeiçoar as práticas, otimizar tempo e integrar processos é essencial para que um projeto seja bem-sucedido. Mas, promover essas iniciativas se torna muito difícil quando não há possibilidade de visualização das informações de projeto bem como das etapas, tarefas e responsabilidades.

 

Por fim, o Lemming busca fomentar uma nova maneira de gerir e desenvolver projetos. Garanto que, após conhecer mais sobre a proposta, você conseguirá tornar a gestão de projetos mais visual e intuitiva.

 

Referência citada no texto:

TEIXEIRA, J.M. Gestão Visual de Projetos: Um modelo que utiliza o design para promover maior visualização ao processo de desenvolvimento de projetos. 2015. 330 f. Tese (Doutorado) – Curso de Engenharia de Produção, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132982>.
Baixe esta tese aqui

 

juliomontex-cta-600x130-artigo-percepcao-do-usuario

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter!

Deixe seu e-mail para receber contéudo exclusivo e gratuito!

Nome

Email